sábado, agosto 30, 2008

Carta africana do meu primo

"Oi Gente!
Por aqui em Luanda tudo jóia!

Nos primeiros dias ainda reparei na enorme sujidade e muita miséria das ruas e musseques circundantes (favelas) mas com o tempo vamo-nos habituando e descobrindo o outro lado de Luanda. Angola é um país em reconstrução e por esta altura com as eleições à porta, cada semana que passa o país muda e isto é rigorosamente assim.

Está a ser uma grande experiência, uma mistura entre dois mundos. Por um lado a difícil adaptação a uma realidade pobre e suja com muita miséria, por outro, parece que estamos em casa, deve ser o sítio no mundo com maior presença portuguesa: Desde a língua, à arquitectura (ou falta dela), à desorganização estatal, a corrupção (levada ao extremo), à quantidade de marcas portuguesas que não encontramos em mais lado nenhum do globo, só aqui!

Aqui bebo Compal, Sagres e Super Bock, o papel higiénico é Renova, o atum é Ramirez, as salsichas são Nobre e a água é do Luso ou Caramulo! Nunca vi tanta camisola do Benfica, Sporting e Porto nas ruas de uma cidade. Também aqui há as zonas de Benfica e Alvalade. A televisão angolana é uma cópia da SIC e os canais satélites portugueses passam a cada esquina. RTPi, Africa, SIC, SIC Noticias e SportTV, vejo todos os jogos, mais incrível, no outro dia entrei numa taberna, que por aí em Portugal já são sujas, imaginem aqui… uma mini-tv a cair de podre, aparafusada ao tecto, transmitindo um canal tuga e lá estava o madié… Rodrigo Menezes! Quem não conhece?! Morangos com Açúcar, etc, etc. Também aqui as novelas e revistas cor-de-rosa começam a tomar conta da populaça, já há até a versão Angolana da revista Caras, igualzinha à portuguesa mas a com as figurinhas locais (a preto e branco – estou na brinca!). Também se vai ao Tamariz beber um copo ou à Portvgália comer um bife. Há frango no churrasco, bacalhau, arroz-doce, bolas de Berlim e pastéis de nata! Estamos em casa! E como dizem por aqui "Mano, Estamos Juntos"

O Angolano adora tudo o que tem a ver com a aparência, anda sempre aperaltado, pode até estar a suar em bica mas sempre com o fatinho bem engomado e gravatas luxuriantes. Nestas ruas entupidas com esgotos a céu aberto, com poeira por todo o lado as senhoras andam de salto alto e o mais que se vê é sapato mocassino sempre impecavelmente engraxado! muito engraçado.


O trânsito é inacreditável, tudo o que eu possa escrever não chega dar uma ideia do caos que isto está, é "tudo ao molho e fé em Deus", uma maravilha! Depois de alguns dias a gente apanha o jeito.

Esta é a experência vincadamente de Luanda, quando se visitam outras províncias a realidade já é diferente, mais natureza, mais organização, menos confusão. Amanhã viajo pela costa, vou para sul, Kwanza Sul, Benguela com destino à provincia de Namibe. Pelo meio vamos dormir no Lobito, 38 anos a ouvir falar desses paraísos, vamos lá ver se é mesmo assim.


É esta um pouco da história do meu último mês em Angola. No proximo fim de semana estou por aí.
Fica o registo.


Beijos e abraços
Lourenço"

5 Comments:

Blogger Teste Sniqper said...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

9:39 da tarde  
Blogger Madeira CIF said...

Gosto muito de ver o meu singelo e-mail, publicado num blogue de tamanha qualidade. Espero poder contribuir mais vezes com este e outro tipo de participação, já agora sugiro uma visita internauta a www.slbenfica.com - SOMOS OS MAIORES

Só para picar o meu querido primo chiquinho.

Forte abraço
Estamos juntos!

2:44 da manhã  
Blogger LC said...

Emprego em Angola, isso é que seria.

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vai decorrer, nos dias 14 e 15 de Novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o IV Encontro de Blogues.
mais em: http://vialatina.wordpress.com

10:17 da tarde  
Blogger ... said...

http://avarinhamagicadevalentimloureiro.blogspot.com/2008/10/crnica-de-lus-pedro-nunes-acupunctura.html

7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home